Clique na imagem para baixar o PDF oficial de apresentação da BBBIM!

Missão da BBBIM

A Biblioteca Brasileira de BIM (BBBIM) tem a missão de preservar e catalogar itens físicos e digitais relacionados à Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling, ou BIM).

Para o desenvolvimento dos trabalhos, o significado de referência atribuído a Building Information Modeling (BIM) pela BBBIM é:

Building information modelling (BIM) is the current expression of construction industry innovation, a set of technologies, processes and policies, affecting industry’s deliverables, relationships and roles.” (SUCCAR; KASSEM, 2015)

Traduzindo para o português:

Building information modelling (BIM) é o termo que simboliza, atualmente, a inovação na indústria da construção, e representa um conjunto de tecnologias, processos e políticas que terminam por afetar a articulação entre os agentes da indústria: seus papéis, o modo como se relacionam, assim como o modo de se produzir e receber os entregáveis.” (tradução nossa)

Desta forma, a BBBIM pretende reunir, em seu acervo, todo e qualquer tipo de item relacionado à inovação na indústria da construção e ao uso de ferramentas digitais.

Campos de interesse

Os campos de interesse da BBBIM podem ser organizados em três grupos:

I – campos de interesse principais: relacionados diretamente à temática do BIM, ou seja, itens que representam os diversos usos de BIM na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações;

II – campos de interesse secundários: itens relacionados à áreas como Programação, Matemática, Biblioteconomia e História da Tecnologia, História da Arquitetura, da Engenharia, por exemplo. Este itens são importantes para a montagem do acervo sempre que auxiliarem na compreensão dos temas que fazem parte do campo de interesse principal;

III – campos de interesse periféricos: relacionados à Metodologias de Pesquisa e Ciências Sociais Aplicadas. Este itens serão acolhidos pela BBBIM sempre que possam ser utilizados como apoio ao desenvolvimento de pesquisas e descobertas a partir do nosso acervo.

Ações da BBBIM

I – conservar e divulgar seu acervo físico com o propósito de facilitar o seu acesso a estudantes, profissionais e pesquisadores;

II – proporcionar o acesso de seu acervo digital ao público em geral de forma ampla e irrestrita;

III – fomentar e promover a disseminação de estudos relacionados à Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling, ou BIM) por meio de eventos, cursos, programas e projetos específicos.

A BBBIM, em sua primeira fase, terá seu acervo físico disponível apenas para consulta em sua sede. Empréstimos de obras físicas serão disponibilizados em uma segunda etapa de implantação da BBBIM.

O acervo digital poderá ser consultado online e também no espaço físico da biblioteca.

Classificação dos itens do acervo

O itens do acervo da BBBIM estão classificados em quatro tipos, de acordo com sua antiguidade, relevância e raridade, a saber:

  1. acervo base: itens físicos ou digitais que se enquadram no escopo da BBBIM, não muito antigos, que ainda são encontrados à venda em sites, livrarias e outras lojas, mas foram doados para a BBBIM;
  2. acervo relevante: itens antigos, físicos ou digitais, de relevância para o escopo da BBBIM, que não estão à venda em sites, livrarias e outras lojas, e que podem ser encontrados com facilidade em outras bibliotecas, brasileiras ou não;
  3. acervo raro: itens antigos, físicos, de relevância para o escopo da BBBIM, que não são encontrados com facilidade em bibliotecas, brasileiras ou não, mas que observa-se ser possível realizar reposições, mesmo que com alguma dificuldade, em caso de extravio ou dano permanente;
  4. acervo não-circulante: itens antigos, físicos, de relevância para o escopo da BBBIM e que observa-se grande dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de se realizar reposições, em caso de extravio ou dano permanente.

Regras para a utilização e reprodução de itens

  1. Para itens em domínio público:
    1. A utilização não comercial de itens em domínio público é livre e gratuita; A referência bibliográfica do item deve ser citada;
    2. O interessado em utilizar comercialmente itens que constam do acervo da BBBIM deverá procurar o detentor dos direitos destes itens, para negociar a utilização comercial dos conteúdos que lhe interessam.
  2. Para itens que tem a reprodução autorizada, pelo titular dos direitos intelectuais e morais, para a BBBIM, a utilização, comercial ou não-comercial deverá ser objeto de negociação com os detentores dos direitos autorais.

Quem concebeu e mantém a BBBIM

A Biblioteca Brasileira de BIM (BBBIM) foi concebida e é mantida pelo TI Lab, centro de treinamento especializado em BIM, localizado em São Paulo, SP.