Regras para a doação de itens físicos

Faça login para preencher o formulário de doação de itens físicos:

Não tem uma conta na BBBIM?
Cadastre-se já!

Conheça as regras para realizar sua doação de itens físicos:

  1. Para que a doação seja efetiva, o doador deverá:
    1. Observar que os itens que pretende doar se enquadram nestes critérios:
      1. Item em domínio público;
      2. Item órfão;
      3. Item que tem a reprodução autorizada pelo titular dos direitos autorais, morais ou patrimoniais, e que não há vícios na origem da autoria ou propriedade do material a ser ofertado.
    2. Confirmará que as informações declaradas no formulário de doação de itens físicos são verdadeiras.
    3. Os assuntos pertinentes à temática da BBBIM compõem a lista de categorias que organizam o atual acervo.
    4. Itens que não fazem parte das categorias do acervo podem ser doados desde que se enquadrem à temática da Modelagem da Informação da Construção (BIM).
    5. Não serão aceitos xerox de materiais bibliográficos, conforme artigo 29 da Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
    6. Não há limite mínimo, nem máximo, para a quantidade de itens que podem ser doados.
  2. A lista de itens será analisada pela equipe da BBBIM, que irá informar quais estão alinhados com os objetivos da biblioteca, e apenas os itens aprovados deverão ser enviados à BBBIM. As despesas de envio ocorrem por conta do doador.
  3. O doador, a partir de então, pode enviar os itens aprovados para a BBBIM, no endereço que está na página de localização deste site.
  4. O material enviado será analisado pela equipe da BBBIM, com relação à sua integridade física. A BBBIM se reserva ao direito de descartar, ou repassar, itens que não chegarem em boas condições para a consulta dos usuários da biblioteca.
    1. A BBBIM pode, a seu critério, emprestar, permutar, destinar ou trocar, com outras bibliotecas, itens originalmente doados para seu acervo.
    2. Os itens aprovados pela equipe da BBBIM serão catalogados e qualificados; alguns itens poderão receber a qualificação de relevantes e outros, como raros. Esta qualificação fará parte da composição de pontos relacionada ao lote de itens doados, e tais pontos serão creditados ao doador.
  5. O doador terá seu nome listado na página de doadores parceiros da BBBIM, a não ser que prefira permanecer anônimo. O interesse pelo anonimato poderá ser comunicado à BBBIM no formulário de doação.
  6. Estas são as regras para atribuir pontos aos doadores:
    1. Normalmente, cada item doado é classificado como parte do acervo base e soma 1 ponto na qualificação do doador.
    2. Se o item for classificado como relevante para a composição do acervo, pela equipe da BBBIM, 5 pontos serão computados ao doador.
    3. Se, além de relevante, o item for identificado como raro, 10 pontos serão computados;
  7. O doador, anônimo ou não, passa a ser categorizado como assinante da BBBIM. De acordo com a quantidade e a relevância do material doado, será categorizado como assinante Básico, Intermediário, Master ou Patrono. Estas são as regras que qualificam o doador em uma destas categorias:
    1. O doador que tiver entre 0 e 11 pontos será qualificado como Básico;
    2. Entre 12 e 49 pontos será qualificado como Intermediário;
    3. Entre 50 e 99 pontos, como Master;
    4. 100 pontos e acima, como Patrono.
  8. Os pontos serão atribuídos aos itens doados no momento em que estes forem analisados pela equipe da BBBIM, conforme o disposto no parágrafo 1.4 acima;
  9. Os pontos relacionados ao doador não expiram, ou seja, a qualquer tempo o doador pode realizar novas contribuições e, sempre que concretizá-las, os pontos serão acumulados.
  10. Consulte a tabela de tipos de usuários da BBBIM para saber quais são as políticas e regras da biblioteca para consulta ao acervo físico, reserva e empréstimo de itens e acesso a itens raros.