Regras para a doação de itens digitais

Faça login para preencher o formulário de doação de itens digitais

Não tem uma conta na BBBIM?
Cadastre-se já!

Conheça as regras para a doação de itens digitais

  1. Para que a doação seja efetiva, o doador deverá:
    1. Observar que os itens que pretende doar se enquadram nestes critérios:Item em domínio público;
    2. Item órfão;
    3. Item que tem a reprodução autorizada pelo titular dos direitos autorais, morais ou patrimoniais, e que não há vícios na origem da autoria ou propriedade do material a ser ofertado.
  2. Os assuntos pertinentes à temática da BBBIM compõem a lista de categorias que organizam o atual acervo.
  3. Itens que não fazem parte das categorias do acervo podem ser doados desde que se enquadrem à temática da Modelagem da Informação da Construção (BIM).
  4. Não há limite mínimo, nem máximo, para a quantidade de itens que podem ser doados.
  5. Os itens digitais submetidos ao acervo da BBBIM serão automaticamente publicados. Em qualquer tempo, a equipe da BBBIM se reserva ao direito de analisar o material doado, para confirmar o interesse pelas doações ou então rejeitá-las, de acordo com os objetivos da biblioteca. Os itens aprovados após esta verificação são considerados para o sistema de pontuação do doador.
  6. O doador terá seu nome listado na página de doadores parceiros da BBBIM, a não ser que prefira permanecer anônimo. O interesse pelo anonimato poderá ser comunicado à BBBIM no formulário de doação.
  7. Estas são as regras para atribuir pontos aos doadores:
    1. Normalmente, cada item doado é classificado como parte do acervo base e soma 1 ponto na qualificação do doador.
    2. Se o item for classificado como relevante para a composição do acervo, pela equipe da BBBIM, 5 pontos serão computados ao doador.
    3. Se, além de relevante, o item for identificado como raro, 10 pontos serão computados;
  8. O doador, anônimo ou não, passa a ser categorizado como assinante da BBBIM. De acordo com a quantidade e a relevância do material doado, será categorizado como assinante BásicoIntermediárioMaster ou Patrono. Estas são as regras que qualificam o doador em uma destas categorias:
    1. O doador que tiver entre 0 e 11 pontos será qualificado como Básico;
    2. Entre 12 e 49 pontos será qualificado como Intermediário;
    3. Entre 50 e 99 pontos, como Master;
    4. 100 pontos e acima, como Patrono.
  9. Os pontos relacionados ao doador não expiram, ou seja, a qualquer tempo o doador pode realizar novas contribuições e, sempre que concretizá-las, os pontos serão acumulados.
  10. Consulte a tabela de tipos de usuários da BBBIM para saber quais são as políticas e regras da biblioteca para consulta ao acervo físico, reserva e empréstimo de itens e acesso a itens raros.